Português

De onde vem o tambor

Imprensa

Rosani Reis lança “De onde vem o tambor”

Cantora e compositora volta aos palcos brasileiros com trabalho inédito, que reafirma a sua origem e a afro-mineiridade

Há 15 anos sem tocar em terras tupiniquins, Rosani Reis lançará o seu novo trabalho em Belo Horizonte, com composições que tematizam a ancestralidade afro-mineira. O show de lançamento de seu terceiro CD solo, De onde vem o tambor, será no dia 18 de setembro, às 20h30, no Teatro Alterosa.

A apresentação contará com as participações dos músicos mineiros Trigo Santana (contrabaixo), Rafael Martini (piano/acordeon), Mauro Rodrigues (flautas), Serginho Silva, Luana Dias, Maurílio Badá (percussão), Felipe José (violão/violoncelo) e com os convidados especiais Mauricio Tizumba e Sérgio Pererê, que também assina composições do disco.

No show, além das canções do novo trabalho, Rosani interpreta composições autorais e músicas que marcaram a sua carreira, numa homenagem ao público fiel que a prestigiava nos shows em teatros e bares de Belo Horizonte, em meados da década de 80.

Há 24 anos na Alemanha, Rosani sempre tocou e divulgou a música mineira em seus shows pela Europa e, agora, sentiu que era o momento de retornar a sua terra para apresentar o seu repertório. “A necessidade de estar em contato com as minhas raízes, fala mais alto a cada dia. A última vez que toquei no Brasil foi no Festival de Inverno de Ouro Preto, no pré-lançamento do meu CD autoral “Mosaico”, acompanhada por Nico Assumpção, José Namen, Beto Lopes e Mingo Araújo, em 1999”, contou Rosani.

Neste novo trabalho, De onde vem o tambor, a cantora escolheu com muito esmero canções de compositores mineiros que vão desde ícones da MPB até músicos reconhecidos da nova geração. Entre eles, além de Sérgio Santos, que compôs a música título do CD e é responsável pela direção e produção musical do álbum, Rosani interpreta obras de Tavinho Moura, Toninho Horta, Milton Nascimento, Flávio Henrique, Beto Lopes e Sérgio Pererê.

O título do CD faz referência à ancestralidade e à influência da cultura africana na música mineira. O tema das letras retratam a afro-mineiridade, seus personagens e sons. No show, assim como no CD, os tambores de Minas são marcantes, traduzidos, delicadamente, em arranjos que proporcionam o diálogo entre os elementos percussivos, característicos do congado, do jongo, do moçambique, e as harmonias e melodias peculiares do universo das Minas Gerais.

Biografia

Mineira, de Coronel Fabriciano, e com família em Nova Era, Rosani cresceu entre os festejos tradicionais da cultura popular da região. Começou os estudos de piano aos sete anos, e mais tarde, estudou na FUMA e no Conservatório Mineiro de Música da UFMG. Iniciou a carreira musical em 1984, no projeto Fim de Tarde, do Palácio das Artes. Ganhou várias vezes o prêmio de melhor intérprete em renomados festivais de MPB. Entre 1987 e 1990, foi vocalista do Grupo Sagrado Coração da Terra, do violinista Marcus Viana.

Formada em psicologia pela PUC Minas, Rosani estudou no Teatro Universitário da UFMG. Em 1990, foi vencedora do concurso para bolsa de estudos no Instituto Goethe, na Alemanha. Lá cursou também musicologia na Universidade de Bochum.

Rosani Reis é diplomada em Canto Popular e Jazz pela Universidade de Artes Folkwang, na cidade de Essen, onde, desde 2003 se tornou professora de vivência de voz e canto integrativo, após graduar-se em Pedagogia do Canto Funcional, pelo Instituto Lichtenberg, em Darmstadt, Alemanha.

Rosani Reis já participou de shows e gravações com a grande dama do jazz europeu Norma Winstone e músicos consagrados, como o vibrafonista americano David Friedmann, o trumpetista alemão Ulli Beckerhoff, o pianista italiano Glauco Vernier, o guitarrista australiano Peter O`Mara e o percussionista marroquino Rani Krija, que acompanha os ícones do pop Sting e Prince. Atuou ao lado de  músicos brasileiros reconhecidos internacionalmente, como Nico Assumpção, Mingo Araújo, Alberto Continentino, Mu Chebabi, Toninho Horta e grupo UAKTI, entre outros.

Além de participar, como convidada, em vários discos de outros artistas, a cantora gravou dois CDs solo, “Cafuso” e “Mosaico”.

Vídeos

Vídeos

Discografia

DE ONDE VEM O TAMBOR – 2014
LEONARDO JAZZ CLUB – 2008 (participaçao especial)
TEXTURAS – 2002
MOSAICO – 2000
LA VOCE – 1998
CORAÇAO – 1997 (participaçao especial)
CAFUSO – 1992
COSMOS X CAOS – 1990 (Participaçao especial)
FAROL DA LIBERDADE – 1989 (Participaçao especial)
FLECHA – 1987 (Participaçao especial)
RENATO MOTHA – 1986 (participaçao especial)
MINAS SAO VÁRIAS – 1985 (participaçao especial)

Contato





contato@rosanireis.com

Produção

Europa

Perspektive Medienproduktion GmbH
Hochstrasse 55
44866 Bochum

T. +49 (0)2327 60550

Redes Sociais

GermanUSABrazil
error: